Cidades

14/08/2012 11:31

CIDADES DA CHAPADA DIAMANTINA - IBICOARA BA - BRASIL

Cachoeira do Buracão - Ibicoara Bahia. 85m de queda e uma canyon maravilhoso seguindo todo percurso do rio. É considerada a mais linda do Brasil e é também a mais procurada e mais visitada de toda Chapada Diamantina. Quando você vinher a região, não deixe de visitar essa e outras belezas naturais de Ibicoara BA. Cachoeira da Fumacinha, Véu de Noiva, Licurir, Recanto Verde, paisagens fascinantes e muito mais!

 

Cachoeira da Fumacinha - Ibicoara Bahia. Cerca de 290m de altura e um canyon com mais de 200m de altura em formato sinuoso, paredões verticais e 7km de extensão. É a mais nova descoberta da Chapada Diamantina e já se tornou o maior patromônio natural de toda região. No percurso até ela você pode contemplar um dos trechos mais lindo das Serras do Sincorá onde forma a Serra da Águia, tirar lindas fotos na região do Campo Redondo, visitar os alambiques na região de Mundo Novo e Brejão, Se banhar no Lago do Baixão onde também pode acampar, e seguir a trilha dentro do canyon onde também se encontram muitos poços lindos com quedas d águas maravilhosas cercados de vegetação nativa e no final da trilha está a fascinante cachoeira da Fumacinha esperando por você!  buracaoibicoarabahia.blogspot.com/

 

História de Ibicoara

O município de Ibicoara se localiza no sudoeste da Chapada Diamantina, 1070m de altitude repleto de patrimõnios naturais que nos traz equilíbrio para o corpo e espirito. Surgiu através dos tropeiros que passavam com seus animais de cargas para levar mercadorias as cidades vizinhas, e chegando aqui as margens dos rios pousavam para descansar e depois seguir viagem.
Foi iniciada como Vila São Bento pertencente ao município de Mucugê, depois assumiu a condição de povoado de Igaraçú. Por volta de 1941 foi elevada a distrito com o nome para Ibicoara.

Significado do nome:
Nome indígena que significa Barro Branco para uns e Cova Terra para outros.

Temperatura Média 19,5ºC 


 

 
Características:
A principal atividade econõmica é a agricultura, onde destaca o cultivo do café, da hortifrutigrangeiro, fábrico de cachaça e outros.

Ecoturismo:

A cachoeira do buracão abriu os caminhos do turismo para o município de Ibicoara, no sudoeste da Chapada Diamantina, a 1070m de altitude, em um clima típico do semi-árido. Os kanios sinuosos atraem adéptos que encontram nesse destino diversas opções de lazer.O Parque Natural Municipal do Espalhado se destaca entre os atrativos naturais do município com diversos saltos, kanions e cachoeiras. È uma unidade de conservação com uma área de 611 ha, a 30 km da cede do município. Sua principal atração é a cachoeira do Buracão, considarada uma das mais bonita de toda Chapada Diamantina formada pelo rio Espalhado, com serca de 85m de altura. A trilha oferece uma paisagem deslumbrante com remanecente e matas e vegetação rupestre em trechos da Serra do Sincorá. A trilha margeia o rio Espalhado as cachoeiras do Buracãozinho, recanto das orquideas, do recanto verde, travessia do kanion até o poço do Buracão. A caminhada pela trilha do Firmino leva até a cachoeira do Licuri, com quase 100m de altura, margeando o rio. A cachoeira da Fumacinha (minicípio de Ibicoara), uma das mais novas e mais belas atrações da região, oferece duas opções de roteiro em percursos distintos: o primeiro Fumacinha por cima com subida até as cotas mais altas da Serra do Sincorá e a oportunidade de contemplar a Chapada Diamantina em 360º. O segundo percurso, Fumacinha por baixo é mais longo. Para a visitação dos principais atrativos de Ibicoara é obrigatório o acompanhamento de guias locais credenciado na Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente



Como chegar:
 

Salvador- 520km, acesso pela BR 242 e BA 142
Lençóis- 230km, acesso  pela BR 242 e BA 142 
Mucugê- 80km, acesso pela BA 142
Vitória da Conquista-220km
A empresa Águia Branca (714004-1010) faz a linha salvador-Ibicoara.