CACHOEIRA DO BURACÃO CHAPADA DIAMANTINA - IBICOARA BAHIA BRASIL

23/01/2012 21:49

Cachoeira do Buracão Chapada Diamantina - Ibicoara BA. 85 metros de queda. Está entre as 12 melhores do mundo e é também a mais visitada de toda Chapada Diamantina. Possuem um canyon maravilhoso que não se ver em nenhum lugar do mundo. 

 

Ibicoara. Canyon do Buracão. É considerado o mais lindo do Brasil.

 

Cachoeira do Buracão. 85 metros de queda, visão de cima

 

Ibicoara BA. Entrada da cidade.

 

Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara. Foto tirada em um período que o reflexo do sol atinge o poço.

 

João guia de turismo em Ibicoara - Chapada Diamantina Bahia. Cachoeira do Buracão

 

Cachoeira das Orquídeas. Está bem perto do Buracão.

 

Paisagem de Ibicoara. Caminho para a Cachoeira do Buracão

 

Serra da águia em Ibicoara. Uma das paisagens mais lindas da Chapada Diamantina.

 

Cachoeira do Buracão Ibicoara - Chapada Diamantina - Ibicoara Bahia.

 

VEJA OS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DA CHAPADA DIAMANTINA

Acesse: www.ibicoara-chapada-diamantina.com/

buracaoibicoarabahia.blogspot.com/ 

 

História de Ibicoara - Bahia - Chapada Diamantina

O município de Ibicoara se localiza no sudoeste da Chapada Diamantina, 1070 metros de altitude repleto de patrimõnios naturais  que nos traz equilíbrio para o corpo e espirito.
Surgiu através dos tropeiros que passavam com seus animais de cargas para levar mercadorias as cidades vizinhas, e chegando aqui as maggens dos rios pousavam para descansar e depois seguir viagem.
Foi iniciada como Vila São Bento pertencente ao município de Mucugê, depois assumiu a condição de povoado de Igaraçú. Por volta de 1941 foi elevada a distrito com o nome para Ibicoara e em 1962 foi emancipado.

Significado do nome:
Nome indígena, que significa Barro Branco para uns e Cova Terra para outros.

Temperatura Média   19,5ºC

Características:
A principal atividade econõmica é a agricultura,  onde  se destaca o cultivo do café, Hortifrutigrangeiroa, fábrico de cachaça e outros.

Ecoturismo
A cachoeira do Buracão abriu os caminhos do turismo para o município de Ibicoara, no sudoeste da Chapada Diamantina, a 1070 metros de altitude, em um clima típico do semi árido. Os kanios sinuosos atraem adéptos que encontram nesse destino diversas opções de lazer. O Parque Natural Municipal do Espalhado se destaca entre os atrativos naturais do município com diversos saltos, kanios e cachoeiras. É uma unidade de conservação com uma área de 611 hectare, a 30 km da cede do município. Sua principal atração é a cachoeira do Buracão, considerada uma das mais bonita de toda Chapada Diamantina formada pelo rio Espalhado com cerca de 85m de altura. A trilha oferece uma paisagem deslumbrante com remanecente, matas e vegetação rupestre em trechos da Serra do Sincorá. A trilha margeia o rio Espalhado as cachoeiras do Buracaozinho, Recanto da Orquídeas, Recanto Verde e travessia do kanion até o poço do Buracão. A caminhada pela trilha do Firmino leva até a Cachoeira do Licuri, com quase 100 metros de altura margeando o rio. A cachoeira da Fumacinha município de Ibicoara uma das mais novas e mais belas atrações da região, oferece duas opções de roteiros:
O primeiro Fumacinha por cima com subida até as cotas mais altas da Serra do Sincorá  e a oportunidade de contemplar a Chapada Diamantina em 360º
O segundo Fumacinha por baixo é mais longo. Para a visitação dos principais atrativos turísticos de Ibicoara é obrigatório o acompanhamento de Guias locais credenciado na Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Como Chegar:
Salvador-520 km, acesso pela BR 242 e BA 142
Lençóis-230 km, acesso pela BR 242 e BA 142
Mucugê-80 km, acesso pela BA 142
Vitória da Conquista-220 km
A empresa Águia Branca (714004-1010) faz a linha Ibicoara Salvador

telefones úteis:
Secretaria de Turismo

Pousadas Ibicoara - Chapada Diamantina - Bahia:

João guia de turismo de Ibicoara - Chapada Diamantina - Bahia - Brasil